quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Manifestações

                   Claro que eu, enquanto brasileiro, explorado por esse governo e pela classe política, apóio integralmente as manifestações e protestos que tomam conta do país. Obviamente que esse apoio não se estende aos vândalos infiltrados no meio dos manifestantes porque em todas as manifestações aparecem os grupos de arruaceiros que promovem vandalismo e aí é o movimento todo que é responsabilizado.  Tirando a parte que tange aos vândalos, o movimento é legítimo e até que demorou pra acontecer.  Antes tarde do que nunca.  Mas agora fico aqui pensando se de repente isso tudo se acaba tão rápido como começou, e essa possibilidade é bem real.  É que o protesto não tem um foco principal, na verdade tem diversos focos.  Começou como protesto contra o aumento das passagens de ônibus, depois aumentou exponencialmente mas aí já não se sabe mais qual a razão do protesto em si.  Alguns grupos falam contra a Copa do Mundo, outros grupos contra a Copa das Confederações, outros se insurgem contra a impunidade, contra a FIFA, contra os impostos, etc., etc., enfim, não tem um ponto em comum e isso tende a enfraquecer o movimento que, pela falta de um alvo, vai se esvaziando.
                   Outra coisa que eu acho que os organizadores deveriam proibir seria a participação de militantes de partidos políticos portando bandeiras, dando a impressão que aquilo é obra do partido X ou Y. Do mesmo modo, os organizadores deveriam criar um meio de excluir os baderneiros, inclusive detendo-os se for preciso.  O que os vândalos fizerem, ao se esconderem no meio dos manifestantes fazem com que a repressão policial venha para cima da manifestação, que embora pacífica, fica parecendo que é composta por arruaceiros. Sim, manifestações podem mudar o país, mostrando às autoridades que eles são nossos empregados e são pagos para nos servir, e não para se servir de nós. 
                    Mas de nada adianta manifestações assim se mais adiante esse mesmo povo, nas eleições, reelege a Dilma ou gente do PT, elege os Tiriricas da vida e joga o voto fora achando que é voto de protesto. Na verdade, a melhor coisa que nós poderíamos fazer nas próximas eleições, de todos os níveis, seria a de não reeleger ninguém e promover uma faxina profunda na vida política do país.
                    Não importa que achemos que o sujeito X é bom político :  não devemos reeleger ninguém, ao menos nas duas ou três próximas eleições. Acho que aí sim as coisas iriam mudar de verdade e acabariam os feudos e os currais eleitorais , onde os cargos públicos vão passando de pai, pra filho e pra neto, sempre com o apoio de um povo que vota sempre nos mesmos sujeitos e fica esperando que as coisas mudem. 
                     Einstein disse que a definição de loucura seria fazer sempre as mesmas coisas esperando obter resultados diferentes. Ora, nada muda porque elegemos sempre os mesmos, e quando não são os mesmos, são pessoas indicadas por algum político de carreira que passou anos nos explorando e consegue fazer sucessor, caso onde se encaixa a nossa governanTA Dilma, que só se elegeu porque foi indicada pelo Lula, e agora vemos a incompetência da referida senhora ao sair de Brasília para São Paulo para se aconselhar com seu amo e senhor sobre o que fazer quanto às manifestações, já que ela não faz a menor idéia sobre qual atitude tomar.  É nas mãos de pessoas assim que temos entregado a direção do país.  Está mais do que na hora de mudar isso.

Nenhum comentário: