quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cegueira coletiva ou cumplicidade ?

                   A mim parece cada vez menos plausível acreditar que seja por ignorância e não por má-fé que tantas pessoas nesse país estejam compactuando com os desmandos e arroubos ditatoriais deste governo. Tempos atrás o governo tinha, ao menos, a decência de tentar esconder ou disfarçar as suas falcatruas, mas agora já não tem mais essa preocupação, uma vez que não tem oposição e o Judiciário é inoperante no que tange a barrar ilegalidades governamentais. Tecnicamente se pode dizer que eles podem tudo, não são sequer interpelados e fica tudo por isso mesmo.
                 Exemplo gritante que se pode dar, dentre tantos, são esses “investimentos e empréstimos” que o governo está fazendo a outros países, notadamente Cuba, onde chegou a construir um moderno porto com dinheiro do BNDES, enquanto portos brasileiros como os de Santos e de Itajaí estão às moscas. Ora, havendo regramento jurídico, fica estabelecido que em se tratando de dinheiro público, toda operação com ele tem de ser aprovada pelas Comissões de Orçamento, da Câmara e do Senado. Ocorre que o governo federal simplesmente distribui dinheiro mundo afora e não dá nenhuma explicação ou satisfação a quem quer que seja, e mais : por decreto tornou Secretos os documentos que tratam desse dinheiro destinado a países como Cuba, o que é um descalabro total, uma vez que não pode haver nada de secreto se o dinheiro é público. Mesmo assim não houve interpelação, não há nenhuma oposição. e esse mesmo governo quer se reeleger e é bem provável que o consiga, dada a massa de pessoas simplórias que está disposta a votar neles, ignorando que estão cavando a própria cova. É óbvio que o Game Over é a implantação de uma ditadura bolivariana no Brasil aos moldes da que já está instaurada na Venezuela, a quem o governo do Brasil presta solidariedade e total apoio, mesmo quando a ordem lá é atirar na multidão com munição real.
                Talvez pretendam algo assim por aqui também eventualmente. Assim, toda essa gente aqui que dá apoio à continuidade de um governo assim tem ou teria de saber que isso ainda se voltará contra ela mesma quando o apoio dela já não for mais necessário. Também é triste ver que nessa massa de pessoas simplórias estão pessoas que deveriam integrar o corpo pensante do país pois ali estão intelectuais, universitários, artistas, enfim, pessoas que se supunha deveriam possuir um maior poder de discernimento para ao menos perceberem o abismo para o qual estamos nos encaminhando.

Nenhum comentário: