sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Lula, de Rei a Réu



                Até publiquei um vídeo sobre isto, vídeo este, como sempre desprestigiado até pelos aliados que nem assistiram, mas caso voce queira fazê-lo, o link é https://youtu.be/XE0ATP3P5f8
                 Lá eu comento que já é um grande avanço o indiciamento do Lula, que passa à situação de réu em um dos vários processos em que está envolvido, e que esse indiciamento vai leva-lo a um julgamento que culminará na sua prisão. Essa condenação por si só o tornaria inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, o que já será um alívio saber que pode ser que o dito cujo não possa nem tentar voltar em 2018.
                 Ocorre que havia uma pedra no meio do caminho,  no meio do caminho havia uma pedra, e essa pedra se chama STF.  Ora, que o STF é uma instituição bolivariana aparelhada da Esquerda isso não está nem em discussão, por ser um óbvio ululante. Basta ver a maneira como rasgam a Constituição e inventam brechas inexistentes para facilitar a vida dos petralhas, sempre beneficiados por decisões absolutamente inconstitucionais. E eis que tomou posse a nova presidente daquele tribunal, a ministra Carmen Lúcia, que parecia ser austera e ciosa da sua posição, mas  que nos surpreendeu ao convidar o Lula para a sua posse. E ele foi, como que para marcar território. Esse convite tirou toda a isenção daquela Casa. Convidaram para a posse do novo presidente um sujeito que logo em seguida estará sendo julgado ali mesmo.  Não tem como ser mais parcial do que isso.
                  Atente, leitor, para uma possibilidade : como o STF já não vê nenhum problema em desrespeitar a Constituição, então passar por cima de leis menores é muito simples, e me ocorreu que do mesmo modo como fizeram o fatiamento do impeachment, ignoraram o texto constitucional e inventaram que a Dilma mesmo impichada poderia exercer cargos públicos, o que impede o STF de decretar que o Lula, mesmo condenado, possa ser candidato em 2018 ?  O que é "reinterpretar" a Lei da Ficha Limpa para quem passa por cima da Constituição sempre que seja conveniente ?  Pense nisso, porque essa possibilidade é bem real.

                        Daniel de Ávila

                             e s c r i t o r
                               ___________________


                   

Um comentário:

Paulo Henrique Andrade disse...

Isso seria terrível. Não vejo solução no curto prazo. Talvez a solução seja aprovar uma PEC para mudar o modo como são escolhidos os Ministros do Supremo. Deviam ser escolhidos pelo próprio Poder Judiciário, exclusivamente entre os seus pares. Uma sugestão é criar um Colégio de Ministros dos Tribunais Superiores (STJ, TST, TSE e STM) para que votem em cada vaga aberta no STF. Se não vingar no Congresso, uma PEC dessas pode ser apresentada como Projeto de Iniciativa Popular.