sábado, 10 de outubro de 2015

As FFAA e a vergonha alheia

               Episódios de beija-mão e subserviência sempre causam vergonha alheia. Até esta semana pensávamos que a maior vergonha alheia que sentimos teria sido naquele episódio de 1946, quando o presidente da UDN, deputado Otávio Mangabeira, beijou a mão do presidente Eisenhower em pleno Congresso Nacional, e disse que o fazia em nome do povo brasileiro.  Mas esse episódio foi superado por um outro, ainda maior e mais emblemático do que este.
               Posse do novo Ministro da Defesa, Aldo Rebelo.  Comunista do PC do B, fez luta armada nos anos 60, um terrorista.  À sua posse compareceram todas as autoridades de sempre e os Comandantes das FFAA.  Cada um dos 3 foi entrevistado e seria de praxe darem alguma declaração neutra e diplomática, mas ao invés disse eles teceram largos elogios à pessoa do ministro, a quem trataram pelo termo  "amigo", e os 3 enfatizaram que sua escolha foi a mais acertada por ser um homem de grande conhecimento na area de segurança. Dos 3, quem fez os elogios mais infames foi o Comandante do Exército, que além de se referir a Rebelo como amigo pessoal fez tantos elogios que só faltou jurar obediência e lealdade.  Seu comportamento foi de uma fidelidade canina, de alguém que estava realmente feliz com a nomeação de Rebelo como novo ministro da Defesa.  Assim temos que os atuais Comandantes das FFAA agora tem de prestar continência a um comunista do PC do B, que pegou em armas contra esse país na década de 60, e que foi nomeado ministro pela mulher que ocupa a presidência que tem sua eleição sob suspeita de fraude e que também ela pegou em armas pela instauração de uma ditadura comunista neste país. Dois terroristas estão respectivamente na presidência da república e no MD, e eis que os Comandantes não pouparam elogios emocionados ao ministro. O povo brasileiro não merecia isto. Um sentimento de vergonha alheia e desamparo tomou conta das pessoas, especialmente daquelas que agora se deram conta do por que as FFAA não fizeram intervenção, e quem eram as pessoas a quem o povo estava pedindo por essa medida.
              Podiam ao menos ter nos poupado de ver essa cena.  Quem usa farda e com estrelas nos ombros mas faz beija-mão emocionado a terrorista comunista poderia então esconder essas cenas vergonhosas, mas fizeram questão de ter essas imagens divulgadas. Fique claro que eles falam apenas por eles mesmos e não em nome da totalidade das FFAA, que não acha saudável ter esse tipo de gente no comando do país. Pelo menos agora sabemos que não adianta pedir intervenção e de que lado os Comandantes estão.  Uma dica :  não é ao lado do povo.



                                 Daniel de Ávila
                                     e s c r i t o r
                       ______________________
                                                                                                                                                                                             

Um comentário:

Fodastico disse...

Felizmente sabemos que uma Intervenção Militar não precisa necessariamente desse comando podre e vendido para vingar...

Abcs